Utilizando os mesmos conceitos da
Super MMS, criei no final de 2010 a Super MMS Estendida, estudo que utiliza 2
médias móveis simples, uma longa para as compras e outra curta para as vendas, para dar suas sinalizações. Até aqui, o conceito é o da Super MMS, porém, este estudo calcula as médias sobre períodos agrupados, podendo transformar um gráfico diário, que tem o passo de 1 em 1 dia, em um gráfico mais longo, com passo de 2 em 2 dias, 3 em 3 dias e assim por diante. Apenas para que fique mais claro, o gráfico semanal seria um gráfico diário com passo de 5 em 5 dias, ou seja, cada barra semanal equivale a 5 dias de pregão. Já no gráfico agrupado, você escolhe de quantos em quantos dias a sua lógica trabalhará.
O que facilita o uso deste estudo, é o fato de ele não desfazer o gráfico diário, ele aponta as compras e vendas com base no gráfico modificado, mas dentro do gráfico diário mesmo, permitindo que você o cruze com outros estudos e estratégias.
Abaixo um gráfico diário de VALE5 utilizando a Super MMS Estendida nos parâmetros 6, 4, 8. O primeiro parâmetro á da média móvel simples longa, ou seja, 6. O segundo é da média curta, ou seja, 4. E o último é o agrupamento de dias (ou barras), que neste caso é 8. No gráfico é imperceptível que o estudo utiliza o agrupamento de dias, pois os sinais de compra e venda são dados da mesma forma que para outros estudos.
Podemos notar que os sinais de compra e venda são bons, o que resulta em mais de 70% de lucro em pouco mais de um ano. Segue abaixo relatório desta estratégia.
Podemos reparar que o agrupamento de 8 em 8 dias faz com que este estudo utilize um gráfico teórico de análise maior que o semanal (que seria de 5 em 5 dias) e bem menor que o mensal (de 21 em 21 dias). Por isso os parâmetros das médias podem ser baixos e mesmo assim não comprometer o seu desempenho.
Conclusão, o bom de um estudo que utiliza médias móveis é que ele segue tendências mesmo, não ficando comprado durante toda uma queda, por exemplo, o que ajuda muito a definir os dias exatos para se negociar no pregão.