Blog

←Voltar

Super Estudos - Especial de Natal

Ano 3, No 76

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



O ano de 2009 foi fantástico para a bolsa, lucros extraordinários no primeiro e no segundo semestre garantiram o Natal de muita gente. Mas, além disso, vimos o amadurecimento de muitos investidores, que tiveram paciência após a crise de 2008 para recuperar suas aplicações e agora já estão fazendo planos para o futuro.

Outra novidade de 2009 foram Os Super Sinais, uma classe nova de estudos inteligentes desenvolvida por mim para facilitar as análises do investidor do século XXI, deixando no passado a rotina de olhar e "interpretar" gráficos. Muita gente que começou o ano tentando entender gráficos, já está acostumado a ver pontos de entrada e de saída, decidindo apenas se entra ou não no trade, sem a dúvida de estar errando na análise.

O que estava faltando era uma Newsletter que explicasse onde usar cada super estudo de forma resumida, o que nos foi cobrado por muitos clientes. Portanto, aqui está ela, nosso presente de Natal para você. Aprenda, use, lucre.

Todos os super sinais foram desenvolvidos para serem utilizados sozinhos. Vamos aos esclarecimentos:

Acumulação Estatística: Melhor estudo disponível para compras e vendas em gráficos diários. Para operar no curto prazo, ou swing-trade, utilizar intraday de 120 minutos e reduzir o parâmetro padrão do estudo para 15.

O Super Sinal: Criado para gráficos diários, usa conceitos fortes de uso do desvio padrão para dar sinais de compra e venda certeiros. É melhor aplicado às blue-chips.

Super Sinal + Acumulação Estatística = Super Acumulação Estatística. É um estudo para longo-prazo, chamado position trade, que favorece ficar comprado ou fora do papel, não gera muitas transações e deve ser usado em gráficos diários.

Super MMS Intraday 15 e 30: Estudo que fica comprado em tendências de alta e fora das tendências de baixa. É usado para curto prazo, swing-trade, porque fica vários dias comprado se a tendência assim permitir, mesmo sendo em gráficos intraday. Se o gráfico ficar sem tendência ele pode dar sinais curtos, de um dia para o outro ou, no limite, no mesmo dia. Como fica nas altas e sai nas baixas, os prejuízos ficam nos períodos sem tendência, assim, é recomendado para papéis com alta volatilidade (que ficam pouco tempo sem tendência).

Super MMS (Semanal): Milagre? Vendo as sinalizações de entrada e saída deste estudo muitos podem pensar que trata-se de um truque, mas para a nossa sorte não é. Quando o desenvolvi, pensei, EURECA! Se o investidor for bem tranquilo, este estudo pode ser usado para compras e vendas apenas no semanal, lembrando que este é um estudo de longo-prazo, position-trade, não faça vendas a descoberto com ele. Mas o melhor jeito de usá-lo é como sinal primário, uma vez que ele esteja comprado no semanal, o investidor fica liberado para operar no diário com alguns dos estudos acima.

Estes são os principais Super Estudos até agora, outros estudos não estão na lista acima porque podem ser substituídos pelos citados. Para day-trade, os melhores estudos são Médias Móveis e linhas de Suporte e Resistência, para isto, utilize a Auto Análise com Fibonacci e Figuras.

Um Feliz Natal e um 2010 cheio de lucros a todos.

 
Responsive image
Os Super Estudos são abordados no livro "Os Super Sinais da Análise Técnica". Clientes Trader Gráfico podem usar o valor pago no livro (R$ 29,90) como desconto na sua assinatura. Para adquirir o livro visite o link abaixo:

https://www.tradergrafico.com.br/livro

Contrate Já