Nesta semana vamos abordar um tema tradicional, os gráficos semanais. Esquecidos por muitos por causa de sua lentidão intrínseca, estes gráficos são perfeitos para definições de tendências de longo prazo, aquelas que devem ser o nosso primeiro sinal de compra ou venda, posteriormente confirmadas em gráficos diários e até intraday.
Baseado novamente em
Médias Móveis Simples e em regras de compra e venda comuns aos grafistas, criei um estudo chamado
Super MMS, que faz parte da sequência de
Super Estudos tratada nas últimas newsletters. Este estudo, porém, possui resultados extraordinários em gráficos semanais, sendo hoje o melhor parceiro das minhas análises de longo prazo.
As regras de operação são realmente simples, embora seja um estudo de uma nova classe, mais avançado que os tradicionais
MACD e
IFR. Seguem as fórmulas:
Compra:
- Quando o fechamento for maior que as Médias Móveis Simples de 14 e 8 períodos.
Venda:
- Quando o fechamento for menor que a Média Móvel Simples de 8 períodos e também que a própria abertura da semana.
Se nenhuma condição acima for verdadeira o estudo mantém o sinal da barra anterior.
A primeira observação a ser feita é que estas regras foram propositalmente criadas para beneficiar as
operações compradas, ou seja, não devem ser feitas
vendas a descoberto seguindo este estudo.
E a segunda observação é que a virtude deste estudo é deixar você comprado nas altas e de fora das baixas. Assim, mesmo que ele não pegue todo o potencial de uma alta, o simples fato de ele te proteger de quase todas as baixas já o deixa entre os melhores estudos para aplicação em gráficos semanais.
Não é interessante, e não possui o mesmo efeito, usar a
Super MMS em gráficos diários, mesmo que com histórico longo, nem em gráficos intraday. Especificamente para gráficos intraday há uma adaptação deste estudo, já tratada aqui anteriormente, chamada
Super MMS Intraday 15 e 30.
Abaixo vemos um gráfico semanal do
Ibovespa com a
Super MMS. Note que as altas são marcadas pelo estudo desde o começo das tendências e sempre que há uma correção mais forte há um sinal de venda. Se a correção não se confirma voltamos a ter compra, mas se ela vira tendência primária, como ocorreu em meados de 2008, antes da piora da crise, o estudo mantém o sinal de venda.
Veja sinal semelhante em PETR4 e VALE5, as duas ações mais negociadas da Bovespa, além de NATU3 e NETC4, duas ações de negociação boa, porém normal. Todas indicam os momentos certos de ficar de fora e de ficar comprado.
Este mesmo efeito será visualizado em praticamente qualquer ação, o que torna este estudo útil em duas frentes de operação:
- Como sinal primário para gráficos diários. Ou seja, um sinal de compra no semanal via Super MMS libera a utilização de gráficos diários com outros estudos, neste caso a venda deve ocorrer primeiro nos gráficos diários e depois no semanal, pois a tendência de baixa começa a ser sentida no diário antes. Caso isto não ocorra, a venda no semanal também serve para o diário.
- Como sinal único de compra e venda para investidores tranquilos. Assim, efetua-se a compra e venda sempre no último dia da semana (sexta-feira), mediante um sinal do gráfico semanal com a Super MMS. Devemos alertar que a Super MMS tende a dar sinais falsos em gráficos sem tendência, portanto, esta estratégia só é recomendada para blue-chips, ou seja, ações com enorme negociação diária.
Espero que este estudo seja útil a todos. Até a próxima semana.