←VoltarO Índice Bovespa
Ano 3, No 58
Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.
O Índice Bovespa, também conhecido como IBovespa, começou a ser calculado em 02/01/1968 e o seu objetivo era medir a lucratividade de uma
Carteira Teórica das principais ações negociadas na Bovespa.
A sua metodologia privilegia ações com alto volume de negociação e é mantida até os dias de hoje, mesmo sendo esta metodologia diferente das utilizadas nos Índices mais modernos, baseados na moderna teoria de portfólio.
A primeira carteira do Índice Bovespa foi calculada em 100 pontos, a partir daí ela foi valorizando e passando por diversos ajustes de composição e moedas. As regras para escolher as ações que fazem parte da carteira teórica do IBovespa são as seguintes:
- Composição: Ações que perfazem 80% do volume das ações mais negociadas nos últimos 12 meses
- Presença: Mínima em 80% dos pregões
- Participações: Individual mínima de 0,1% no período (volume negociado)
- Atualização: Cada 4 meses
Assim, a carteira não é formada sempre pelas mesmas ações e nem tem um número de ações fixo. A cada quatro meses o cálculo é refeito e o Índice é atualizado, desta forma, é possível que algumas ações saiam do Índice e outras entrem. Também é possível que o número de ações que compõe o Índice aumente ou diminua, pois todas as que se enquadrarem nas condições acima serão utilizadas.
Mais do que apenas registrar a lucratividade teórica da Bovespa de forma geral, o IBovespa é utilizado como referência em contratos futuros de Índice, negociados na BM&F, que servem para, entre outras coisas, a proteção de carteiras.
Atualmente também existem muito fundos de ações
referenciados no Índice Bovespa, ou seja, os administradores destes fundos são obrigados a manter em carteira apenas as ações que compõe o IBovespa, além de manter a sua proporção da mesma forma que ocorre no Índice. Isto acaba gerando uma tendência de curtíssimo prazo em algumas ações sempre que o IBovespa é atualizado, pois as ações que saíram da composição do Índice devem ser vendidas e as que entraram devem ser compradas, forçando as suas cotações para baixo e para cima para um curtíssimo período de tempo.
Além do IBovespa, a Bovespa calcula e divulga em tempo real mais 13 Índices, cada um com sua própria metodologia de cálculo:
- IBOVESPA - IBOV
- IBRX 50 - IBXL
- IBRX BRASIL - IBXX
- ICONSUMO - ICON
- IEELETRICA - IEEX
- IGOVERNANCA - IGCX
- IMOBILIARIO - IMOB
- INDUSTRIAL - INDX
- ISUSTENTABIL - ISEE
- ITAG ALONG - ITAG
- ITELECOM - ITEL
- IVBX2 - IVBX
- MIDLARGE CAP - MLCX
- SMALL CAP - SMLL
Até a próxima semana.