Blog

←Voltar

Índice de Força (Elder)

Ano 2, No 50

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Desenvolvido pelo famoso autor Alexander Elder, o Índice de Força é um oscilador que dá vários tipos de sinais, sendo o mais importante baseado nas divergências de topos e fundos, comuns em muitas análises

O estudo é calculado a partir da fórmula abaixo, a partir do seu resultado aplicamos uma Média Móvel Exponencial de 13 períodos:

Índice de Força = Volumehoje * (Fechhoje - Fechontem)

Note que a multiplicação do Volume faz com que a diferença entre o último fechamento e o anterior seja amplificada. Sempre que o preço cair ou subir bruscamente acompanhado de um alto volume, nós teremos picos no estudo. Estes picos nos informam que um movimento forte acabou de ocorrer e também mostram que o topo ou fundo que ficou para trás tende a ser testado novamente no curto prazo.

Observe a imagem abaixo. A linha vertical vermelha apenas mostra como o pico mais baixo no estudo não coincide com o pico mais baixo do gráfico. Neste caso, um grande aumento no volume desta região causou o grande fundo no estudo e isto gerou quase que instantaneamente uma divergência de fundos com o preço, que indicou compra.

Responsive image


Ainda observando o gráfico acima, algumas dezenas de barras depois do sinal de compra, uma nova divergência aparece, porém desta vez em relação aos topos, o que sugere um ponto de venda.

O estudo Índice de Força, de Alexander Elder, se destaca por marcar nitidamente os pontos de força mais relevantes, onde movimentos fortes nos preços são acompanhados por altas de Volume. Isto facilita a sua interpretação e aumenta o potencial de sucesso da sua estratégia de compra e venda.

 
Responsive image
Você pode inserir o Índice de Força (Elder) em suas análises no Trader Gráfico utilizando o menu:

Estudos > Osciladores > Índice de Força (Elder)