Quando falamos sobre
Capital de Giro na penúltima newsletter, comentamos no final desta que em um mundo ideal as empresas possuiriam um excelente Plano Financeiro e que a vida do Administrador Financeiro, por isso, seria bem mais tranqüila.
Ok, não estamos muito longe da verdade. Vamos tomar um elemento deste Plano, talvez o mais importante, e analisar um pouco. Estamos falando da
Projeção do Fluxo de Caixa.
O Fluxo de Caixa a ser publicado junto com os outros demonstrativos financeiros para atender a lei 11.638, vai mostrar o que já aconteceu, ou seja, de onde vieram os recursos e onde foram aplicados. é uma ferramenta importante porque demonstra todo o fluxo financeiro de um período, mas não é muito adequado para planejar.
A
Projeção do Fluxo de Caixa, é a previsão das entradas e saídas de dinheiro, por um determinado período. Essa previsão, geralmente, é baseada no Plano de Negócios Operacional da empresa e ambos levam em consideração os dados históricos também.
A vantagem da
Projeção do Fluxo de Caixa é antecipar eventuais necessidades de
Capital de Giro, bem como detectar os períodos em que haverá excedentes de caixa e assim facilitar o Planejamento Financeiro, buscando fontes alternativas de recursos a custos mais baixos e ou aplicação do excedente nas alternativas mais rentáveis sem comprometer a liquidez.
O Fluxo de Caixa é sem dúvida uma das principais ferramentas de análise e avaliação de uma empresa. Mostra claramente toda a projeção do fluxo do dinheiro, com base nas estratégias e objetivos da empresa contidos no Plano de Negócios em vigor.
No nosso caso, como investidores, é muito importante saber se a empresa possui um efetivo Plano Financeiro num horizonte temporal de no mínimo 3 anos e que este seja realmente utilizado no dia-a-dia do Administrador.
As melhores pistas para termos uma noção da qualidade de uma gestão de caixa são muito semelhantes àquelas que descrevemos na newsletter sobre
Capital de Giro.
Lembramos, mais uma vez, que os fundamentos de uma empresa devem ser analisados dentro de um contexto antes de tomarmos a decisão de investir.
Um abraço e até a próxima semana!