A razão de escrever sobre o EBITDA surgiu da observação da necessidade de o investidor compreender, numa análise simples e rápida, a capacidade de uma empresa gerar lucros advindos somente do seu negócio, a capacidade de honrar os pagamentos de juros sobre capital de terceiros e a perspectiva de remunerar os acionistas.
A sigla
EBITDA vem do inglês,
Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization que em português significa
Lucros Antes dos Juros, Impostos (sobre lucros), Depreciações e Amortizações, ou LAJIDA.
Lucros antes do juros significa os lucros do negócio em si independentemente do capital ser de terceiros ou próprio.
A eliminação do impostos permite uma comparação globalizada entre empresas pela eliminação de diferentes tratamentos fiscais e ou tributários.
A volta de valores não monetários, depreciações e amortizações nos remete ao
EBITDA que é um conceito de fluxo de caixa operacional da empresa, evidentemente que parte das receitas consideradas podem ainda não ter sido recebidas, assim como, parte das despesas incorridas podem estar pendente de pagamentos, ainda assim,
esta medida pode ser interpretada como um indicador do potencial de geração de caixa proveniente de ativos operacionais.
Observe abaixo um exemplo de composição do
EBITDA:
Observe que o EBITDA de $60.000 não leva em consideração Depreciações e Amortizações, Despesas com Juros e Impostos sobre Lucros. É eminentemente um lucro somente da operação.
O EBITDA de $ 60.000 é 6 vezes maior que a despesa com juros no período, demonstrando, no exercício, a capacidade da empresa em remunerar, em termos de caixa, seus credores com os recursos gerados pelas aplicações em seus ativos operacionais.
Ressaltamos novamente que devemos dar um olhada nos fundamentos da empresa, principalmente os Fatos Relevantes, Notas explicativas, Pareceres da Auditoria, porque pode acontecer de algum fato modificar toda a análise que é feita num instante da empresa, portanto olho também nas projeções e nas expectativas da empresa, antes de tomar sua decisão.
Até a próxima semana!