Blog

←Voltar

Candlesticks - Parte 1

Ano 2, No 16

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Começamos hoje uma série que é de interesse de muitos traders, o significado dos Candlesticks. Dividida em 4 partes, esta série trará definições sobre Candles de alta, baixa, reversão e continuidade.

Esta semana falaremos sobre os Candlesticks e sobre os padrões de alta. Começamos com a definição de Candle, que é uma figura representativa de um período de negociação, que pode ser descrito conforme mostra a imagem abaixo:

Responsive image


Podemos ver que um Candle pode ser de alta (normalmente verde ou branco, mas podendo ser de qualquer cor) e de baixa (normalmente vermelho ou preto, mas também podendo ser de qualquer cor).

Normalmente o Candle é um desenho semelhante ao mostrado acima, mas ele pode variar. Imagine se a abertura for igual ao fechamento, o Corpo Real será uma linha, e se a máxima e a mínima do período forem diferentes dos valores de abertura e fechamento teremos uma linha vertical cortando uma linha horizontal, o que dá um desenho de cruz. Pois bem, há certos desenhos que foram estudados no mercado de arroz do Japão feudal do Século XVII e que quase sempre ocorrem antes de movimentos importantes no preço, como altas, baixas e reversões, ou ainda, mostram continuidade.

Esta interpretação é fácil de se explicar, os desenhos nada mais são do que um reflexo entre a força dos agentes de mercado, ou seja, uma mostra de quem é mais forte, os investidores que querem comprar ou os investidores que querem vender. Também pode-se ter uma idéia de volatilidade e de seqüência de negociação, quando analisamos 2 ou 3 Candles seguidos.

Sendo assim, a partir de agora vamos apresentar alguns padrões de Candles de Alta, e então mostraremos exemplos de alguns deles aplicados aos gráficos. Claro que existem mais padrões do que os que serão mostrados aqui, mas tentaremos mostrar os mais conhecidos.

Padrões de Candlesticks de Alta

Significam que no próximo período (por exemplo, dia) os preços vão subir.


Responsive image
Branco Longo (Long White)

Este candle ocorre sempre que a abertura está bem próxima à mínima e o fechamento está bem próximo à máxima.

Responsive image
Marobozu

Semelhante ao Branco Longo, porém mais forte, ocorre quando a abertura é igual à mínima e o fechamento é igual à máxima.

Responsive image
Martelo (Hammer)

É um padrão de alta se ocorrer após uma tendência de baixa. Se ocorrer após um tendência de alta é chamado de Enforcado, que veremos nas próximas Newsletters. É composto de um pequeno Corpo Real e uma grande Sombra Inferior. Embora ele esteja verde aqui, a cor do Candle não importa.

Responsive image
Piercing

Formado por um Preto Longo (inverso do Branco Longo, que veremos na próxima Newsletter), seguido por um Branco Longo, que abre abaixo da mínima anterior e feche acima da metade do Corpo Real anterior.

Responsive image
Envolvente de Alta (Bullish Engulfing)

Este padrão é muito forte se ocorrer após uma tendência de baixa. Ele ocorre quando um Candle de baixa pequeno é totalmente envolvido pelo Corpo Real do próximo Candle de alta.

Responsive image
Estrela da Manhã (Morning Star)

Este padrão mostra um provável fundo, formado pela Estrela (Candle do meio) e confirmado pelo Candle de alta. A Estrela pode ter qualquer cor.

Responsive image
Estrela Doji de Alta (Bullish Doji Star)

Este padrão significa uma alta após um período de indefinição, entretanto, ele deve ser confirmado por outro padrão de alta, como a própria Estrela da Manhã. O primeiro Candle pode ser de qualquer cor.



Responsive image


Até a próxima semana com os Padrões de Candlesticks de Baixa.

 
Responsive image
Você pode ver gráficos de Candlesticks, Barras e Linha no Trader Gráfico, para saber mais acesse o link abaixo:

https://www.tradergrafico.com.br/ajuda/ajuda.asp?id=18


Contrate Já