Blog

←Voltar

Robôs de Day-Trade: Estratégia Cisne Branco, 10 Anos de Resultados e Melhores Práticas

Ano 16, No 113

Carlos Martins: Profissional de Investimento Certificado APIMEC CNPI, autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica" (Ed. CampusElsevier, 2010 e 2020) e sóciofundador do Trader Gráfico.



Responsive image


Faaaaala Pessoal!

É com esse "jargão" que começo todos os meus vídeos, e neste mês de Setembro de 2022 nós completamos 10 anos de Top Hedger no ar. Sempre bom lembrar, o Top Hedger foi o primeiro robô de day-trade aplicado ao varejo disponível no Brasil.

Hoje quase todos os robôs do mercado usam em parte algum "ensinamento" ou "metodologia" que o Top Hedger desbravou de forma pioneira nessa última década dedicada aos trades automatizados. Quer um exemplo? "Carteiras de Robôs", um termo inventado por nós para separar as diversas estratégias dentro do Top Hedger.

Você sabe quando algo é bom quando todos ao seu redor começam a copiar. Mas nós também sabemos que quem sai na frente normalmente está sempre um passo à frente.

E hoje vou falar sobre uma estratégia muito legal para operar com robôs, o que eu estou chamando de Cisne Branco (ou White Swan). Explicando rapidamente, o termo Cisne Negro (ou Black Swan) foi descrito alguns anos atrás por Nassim Taleb como um evento não previsível com potencial de retorno (positivo ou negativo) muito fora da curva no mercado financeiro. Com o tempo o termo foi sendo adotado como um evento negativo e alguns autores passaram a citar o Cisne Branco (White Swan) para descrever um evento super positivo e não rastreável no mercado financeiro.

Este tipo de evento, como o próprio conceito nos explica, não é rastreável, porém, ele existe e todos já vimos alguma coisa inesperada acontecer que acabou nos dando um lucro bem mais alto que o normal. Imagine que o nosso Cisne Branco seja um peixe super raro e super valioso. Não há dúvidas que o tal peixe existe, ele já foi visto e capturado diversas vezes, mas não se sabe ao certo quando ele vai aparecer, mas sabemos onde foi visto pela última vez.

No cenário acima podemos nos preparar para caçar o tal peixe raro. Vamos imaginar que faremos uma pesca submarina e vamos munidos de uma ferramenta de caça e tempo livre para o último lugar onde o peixe foi visto, na esperança de achar outro por ali. Isso pode dar certo ou não, tudo depende de quanto tempo livre temos para gastar com essa aventura. Mas e se tivermos uma outra técnica, que não precise da nossa presença? Bingo, se você não precisa controlar o tempo, pode deixar todo o equipamento trabalhando sozinho até que um dia o equipamento te avisa mandando uma mensagem "ei, capturei seu peixe".

É isso o que podemos fazer na operação de day-trade automatizado utilizando uma ferramenta nova e bastante inteligente chamada TG AUTO BOT. Existem dias de quedas/altas grandes, que possuem potencial de trazer lucros enormes se operados por completo. Mas se você for operar na mão, pode estopar a operação antes da hora, perder a entrada por não estar pronto quando o movimento começou dentre muitos outros motivos que podem te fazer nunca pegar um "Cisne Branco" com as mãos.

Já com o robô, vamos pedir para a ferramenta TG AUTO BOT instalar robôs diariamente que estejam em linha com o que o mercado esteja fazendo, sejam rastreadores de tendência e trabalhem com stop loss para evitar perdas grandes. Essa ferramenta vai operar rotineiramente. Entretanto, nos dias em que tudo se alinhar para um lucro enorme, você vai estar lá. Serão alguns dias no ano, mas que farão bastante diferença no resultado acumulado. Abaixo note como em Janeiro e Junho de 2022 o resultado mensal foi forte para uma operação de R$ 65 mil em investimento. Nos outros meses foi um resultado decente.

Responsive image


E atualmente temos 2 TG AUTO BOTs em versão BETA que podem ser usados ao mesmo tempo na sua plataforma, o Beta 2 e o Beta Cowboy. Ambos em busca do Cisne Branco, ambos podendo ser ativados com alguns poucos cliques do mouse.

Em paralelo a isso, você pode seguir operando robôs específicos no dia a dia com objetivo de retorno em curto prazo. Uma coisa não exclui a outra, e nesse ponto as nossas plataformas de robôs deram um passo enorme ao liberar o BackTest de Stops Hora, Loss, Gain e de Dia da Semana no diretamente nas lâminas de resultados do site (veja um exemplo e teste stops aqui). Mais do que isso, de lá mesmo você pode importar os robôs que deseja para a sua plataforma com os stops que acabou de escolher. E vários ao mesmo tempo!

Uma ferramenta muito interessante é o filtro de dias da semana. Você pode, em qualquer robô, ver os resultados de dias da semana específicos, por exemplo segundas-feiras, e criar stops Hora, Gain e/ou Loss focados neste dia. Isso significa que você pode importar uma mesma carteira 5x na sua plataforma, 1x para cada dia da semana, cada dia com seus stops financeiros específicos.

Chega de operar no genérico. Agora você pode operar no específico.

Todas as buscas de Robôs para todas as faixas de investimento e risco podem ser feitas a partir do nosso site em https://tradergrafico.com.br/carteiras/

Responsive imageResponsive imageResponsive image


Chegou a sua vez de brilhar no day-trade, e isso só ocorrerá com controle, estratégia e perseverança.