Para utilizar o Joystick (ou controle remoto para vídeo-game) para operar é preciso possuir uma assinatura Turbo ou PRO e ser cliente de uma das nossas corretoras parceiras (https://www.tradergrafico.com.br/vitrine).
Patente requerida BR 20 2012
Antes de começar é importante ressaltar que o Trader Gráfico adotou um joystick padrão. Fizemos uma busca por um dispositivo que rodasse em plataformas 32 e 64 bits, fosse vendido em todo o Brasil, funcionasse em Windows XP, Vista e 7 e tivesse um preço baixo. O resultado foi o joystick Clone MaxFire de 10 botões preto - USB (com fio).
O Roteador de Ordens deve identificar qualquer joystick conectado ao computador e utiliza o padrão de 10 botões para a interface com as funções de envio de ordens. Desta forma, joysticks com mais botões ficarão com botões "sem uso", mas deverão funcionar. Joysticks sem fio (para quem quiser mais comodidade) podem funcionar, mas é preciso testá-los antes de usar no seu equipamento. Sabe-se que os joysticks de XBOX 360 são compatíveis com Windows, mas os de Playstation não são (na internet encontram-se formas extra oficiais de ligá-los ao Windows).
De forma rápida, o joystick agiliza a operação de forma absurda, fazendo com que você consiga rivalizar com robôs se assim desejar. Botão 1 compra. Botão 2 vende. Direcional para cima aumenta o preço e para baixo diminui o preço. Outras funções de botões descritas abaixo, divirta-se:
Botão 1. Utilizado para efetuar uma compra direta ajustada, ou seja, em um preço acima do último negócio realizado no mercado, escolhido de tal forma que, na maioria das vezes, encontre ordens vendedoras previamente cadastradas por outras pessoas e as execute. O tamanho deste intervalo que será adicionado ao preço do último negócio para "simular" uma compra a mercado deve ser cadastrado pelo próprio usuário, como será descrito adiante, pois varia de acordo com o ativo negociado. Funciona dentro e fora do modo de operação.
Botão 2. Utilizado para efetuar uma venda direta ajustada, ou seja, em um preço abaixo do último negócio realizado no mercado, escolhido de tal forma que, na maioria das vezes, encontre ordens compradoras previamente cadastradas por outras pessoas e as execute. O tamanho deste intervalo que será subtraído do preço do último negócio para "simular" uma venda a mercado deve ser cadastrado pelo próprio usuário, como será descrito adiante, pois varia de acordo com o ativo negociado (mesmo intervalo de preço utilizado no Botão 1). Funciona dentro e fora do modo de operação.
Botão 3. Utilizado para cadastrar uma ordem de venda programada para disparar abaixo de determinado preço (normalmente chamada de ordem stop). Após acioná-lo o usuário deve escolher o preço de disparo com os botões 12 e/ou 14. Esta função possui um tempo de validade de 10 segundos, se o usuário não confirmar a ordem apertando novamente o Botão 3 dentro deste intervalo de tempo os comandos são desconsiderados.
Botão 4. Utilizado para cadastrar uma ordem de compra programada para disparar acima de determinado preço (normalmente chamada de ordem stop). Após acioná-lo o usuário deve escolher o preço de disparo com os botões 12 e/ou 14. Esta função possui um tempo de validade de 10 segundos, se o usuário não confirmar a ordem apertando novamente o Botão 4 dentro deste intervalo de tempo os comandos são desconsiderados.
Botão 5. Utilizado para atualizar com os dados mais recentes a tela de gerenciamento de ordens já enviadas (quando aberta)
Botão 6. Utilizado para aumentar a quantidade padrão do envio (quando em modo de operação) ou; também acionar as teclas Ctrl + TAB do teclado
Botão 7. Utilizado para acionar a tecla ESC do teclado
Botão 8. Utilizado para diminuir a quantidade padrão do envio (quando em modo de operação) ou; também acionar a tecla TAB do teclado
Botão 9. Utilizado para abrir/fechar a tela de gerenciamento de ordens já enviadas
Botão 10. Utilizado para acionar a tecla ENTER do teclado
Botão 11. Seleciona o modo de operação do ativo a ser negociado (previamente configurado pelo usuário).
Botão 12. Diminui o preço em que a ordem será enviada ou o preço de disparo em que uma ordem programada será cadastrada. Funciona dentro do modo de operação (usar o botão 11 ou 13 para ativá-lo). Utiliza o intervalo mínimo de variação de preço do ativo selecionado (esta informação faz parte do cadastro do ativo e não precisa ser informada pelo usuário) e parte do último preço negociado no mercado.
Botão 13. Seleciona o modo de operação do ativo a ser negociado (previamente configurado pelo usuário).
Botão 14. Aumenta o preço em que a ordem será enviada ou o preço de disparo em que uma ordem programada será cadastrada. Funciona dentro do modo de operação (usar o botão 11 ou 13 para ativá-lo).Utiliza o intervalo mínimo de variação de preço do ativo selecionado (esta informação faz parte do cadastro do ativo e não precisa ser informada pelo usuário) e parte do último preço negociado no mercado.
# 15. Dispositivo de controle remoto "joystick"
# 16. Meio de transmissão dos comandos para o computador, pode ser uma conexão USB, Bluetooth ou outra.
Ligando o Joystick ao computador e ao Roteador TG
Ao abrir o Roteador Trader Gráfico (menu Carteira > Comprar / Vender, ou tecla F7 no gráfico - botão TG BROKER na tela de negociação) você verá um novo botão no meio do aplicativo com o formato de um joystick e uma borda vermelha. Para ativar este botão é preciso fazer login em uma das corretoras parceiras (https://www.tradergrafico.com.br/vitrine).
Insira o joystick na porta USB do seu computador (ou sincronize no bluetooth para dispositivos sem fio) e, então, faça o login na corretora, a tela abaixo será mostrada no meio do seu monitor (caso o Roteador já esteja logado ele também mostra esta tela assim que reconhece o joystick):
Para ativar o joystick selecione-o na lista. Normalmente apenas 1 dispositivo é encontrado (o seu joystick), mas caso você tenha mais de um nesta lista selecione o que deseja utilizar com o Trader Gráfico, o padrão do roteador é utilizar o joystick de 10 botões.
Se você não inserir a "Assinatura Digital" e marcar o seu flag na boleta de ordens do Trader Gráfico o programa não deixará você selecionar um dispositivo. Isto ocorre porque o envio de ordens via joystick não funciona sem esta autenticação.
Após selecionar o seu dispositivo a borda do botão do joystick fica verde. Clicando neste botão você verá duas opções:
Na versão PRO o investidor pode visualizar o NET do Dia sempre que o Robô Gráfico enviar uma ordem. As informações do NET do Dia podem ficar disponíveis dentro do Unibroker.com.br (versão full e versão celular) e também podem ser enviadas por e-mail, para isso basta ativar os menus "Sincronizar NET do Dia com Unibroker (com Robô)" e "Enviar NET do Dia por e-mail (com Robô)".
Para configurar o Ativo, Quantidade e Ajuste (simular ordens a mercado) que você vai utilizar clique em "Configurações", a tela abaixo será mostrada:
Nesta tela você poderá configurar até 5 ativos para operação via Joystick e que também servem à Boleta Rápida. Você deve escolher aqui o Ativo, a Quantidade padrão (utilizada sempre que os botões 1 ou 2 são pressionados) e o Ajuste que simulará o envio a mercado (adiciona o valor digitado ao último preço para as compras e subtrai para as vendas). O Ajuste é ignorado caso o usuário selecione o preço exato de envio pressionando os botões direcionais para cima ou para baixo durante o "modo de operação" (quando pressiona-se os botões direcionais esquerda ou direita). A Quantidade poderá ser modificada em "modo de operação" com os botões R2 (ou botão 6 - aumenta qtde) ou L2 (ou botão 8 - diminui qtde).