Auto Análise
A Auto Análise é um poderosa interface de Inteligência Artificial que sozinha interpreta os gráficos e desenha neles suportes, resistências, linhas de tendência, triângulos e ombros-cabeça-ombro (OCO). Sua simplicidade e acertividade gerou uma técnica operacional ampla chamada
Cowboy Trading.
Ao ativá-la pelo menu Estudos > Auto Análise, ou pelo botão existente dentro do gráfico, a tela de configuração abaixo deve aparecer:
A função possui 5 níveis de análise que identificam Suportes, Resistências, Retângulos, Projeções e Linhas de Tendência, todos já integrados à sequência de Fibonacci, além de figuras e suas projeções, como Triângulos e O-C-O (Ombro-Cabeça-Ombro), também com 5 níveis de força.
Na figura acima podemos observar 3 triângulos com projeções acima e abaixo, que romperam para baixo e atingiram suas projeções. Estas figuras foram traçadas pelo Trader Gráfico sem nenhuma intervenção humana. A Auto Análise funciona em qualquer gráfico, intraday, diário, semanal ou mensal, em ações, opções ou futuros.
É possível ligar apenas as funções desejadas da Auto Análise, sendo assim, você pode utilizar apenas a Figura Triângulo nível 2 em um gráfico e todas as funções vistas acima em outro. Para modificar a configuração durante a análise basta clicar no botão chamado CONFIG que fica dentro do gráfico, na parte superior esquerda.
Ao ligar a Auto Análise com o Fibonacci ativo, as retas e textos existentes serão apagados, por isso salve o seu layout antes de utilizar esta função. Enquanto a Auto Análise com o Fibonacci estiver ativa não é possível editar os objetos no gráfico. Se você começar a editar os objetos, o software desativa a função automaticamente mantendo as retas traçadas no gráfico. Não é possível editar as figuras Triângulo e O-C-O, mas é possível escolher seus níveis do curto prazo (nível 0) para o longo prazo (nível 4), ou todos.
Ondas de Elliot e a Auto Análise
A teoria das Ondas de Elliot é muitíssimo parecida com outra teoria, a do Ombro-Cabeça-Ombro (OCO, identificada aqui pela Auto Análise). Antes de julgar, segue o comparativo:
Padrão de Topos e Fundos das Ondas de Elliot = 12345abc
Onde o "12345" é a favor da tendência, o "ab" é a primeira correção e o "c" seria o movimento final, ou a projeção, que no caso deve ser definida por outros métodos quantitativos (como Fibonacci, Triângulo ou OCO, todos traçados pela Auto Análise).
Abaixo imagem da Auto Análise no gráfico intraday de 1 minuto do mini-índice bovespa apenas com a figura Ombro-Cabeça-Ombro. É possível ver que a figura OCO é desenhada na parte "345ab" das Ondas de Elliot (os caracteres 1 2 3 4 5 a b c representam os topos e fundos que marcam as Ondas de Elliot e não são escritos pela Auto Análise, já as linhas verdes e pontilhadas são sim traçadas automaticamente pelo software), sendo que o ponto "c" das Ondas de Elliot coincide sempre (pois é a mesma lógica) com a projeção do OCO, que na Auto Análise é uma linha pontilhada azul.
Indo além, podemos voltar à tela de Configuração da Auto Análise (há um link CONFIG dentro do gráfico no canto superior esquerdo) e ativar os Triângulos também. Eles são um encurtamento dos OCOs, ou a parte "45ab" de Elliot. Mas por outro lado possuem projeções ainda mais definidas, sempre horizontais e com valores escritos. Para facilitar, o Trader Gráfico possui uma tela de identificação de Triângulos e Projeções chamada
Cowboy Tri Magic, que "canta" os triângulos que vão aparecendo para que possamos analisá-los nos gráficos correspondentes. Essa tela fica no menu Ajuda > Cowboy Tri Magic - Tela.
Por fim, como na mesma config da Auto Análise conseguimos ligar um algoritmo para traçar Fibonacci automaticamente, podemos unir a tela do
Cowboy Tri Magic e a visualização dos OCOs (Fibonacci+OCO+Triângulo) em tempo real dentro dos gráficos para conseguir operar de forma manual com bastante precisão.