A seção Carteira de Ativos do programa é divida em 5 pastas:
É bom começar a operar esta tela pela pasta Configuração. Se você opera com alguma corretora específica, escreva o nome dela, o valor da corretagem fixa e (se houver) o valor da corretagem % (se não houver é 0). Clique em salvar, os custos das suas operações serão calculados baseados nestes dados.
A sua carteira deve ter começado com uma aplicação inicial em dinheiro. Para lançar esta 1ª aplicação (e demais) selecione no lado direito o Tipo (Aplicação), a Data e o Valor da mesma e clique em inserir. A mesma operação deve ser feita para lançar resgates de sua conta.
De posse destes primeiros dados vamos entrar com os dados das suas ações na pasta Operações Abertas.
Casos específicos:
Para exportar as planilhas tanto de operações abertas como de histórico para o Excel é só clicar no botão "X" verde no topo da tela.
Para acompanhar a rentabilidade da sua carteira mês a mês em reais (R$) use a pasta Rentabilidade.
O programa faz cálculo de preço médio, para isto basta clicar no botão "Agrupar mesmo papel". É possível selecionar quais operações deseja agrupar.
Caso você tenha algum imposto de renda a pagar neste mês, frutos de operações do mês passado isto também é informado na tela de operações abertas. Note que o limite de isenção de IR de R$ 20mil, assim como as alíquotas de IR e emolumentos, tanto de day-trade como de operações normais já estão cadastradas na tela de Configuração.
O cálculo do IR deve, em tese, ser zero caso o resultado seja negativo, mas como um resultado negativo pode ser abatido de um positivo para fins de IR, separando-se as operações de day-trade das normais, o programa calcula o IR negativo para facilitar as contas desse abatimento quando os dados são exportados pro Excel (assim basta somar os IRs e não os resultados pra depois calcular o IR).
É importante salientar que o IR informado no programa pode não refletir exatamente o que deve ser pago, já que as alíquotas e limites são informados no próprio programa, assim como os custos das corretoras. Porém ele deveser correto se todos os parâmetros estiverem corretos.
Aconselhamos os usuários a exportarem o histórico pro Excel e calcular lá também o IR a pagar nas primeiras operações, comparando-o com o informado pelo programa e só então preencher a DARF, pois se você pagar IR a menos você pode ajustar na declaração do ano que vem, mas se você pagar a mais é provável que nunca mais esse dinheiro volte.
O Trader Gráfico também possui uma função exclusiva, que sugere a divisão da sua Carteira baseado na Teoria de Carteiras de Markowitz. O nome da função é Simulação de Carteira.
Para fazer a simulação basta digitar as Ações que você deseja colocar em sua carteira, para isso utilize os campos de "Ação 1" até "Ação 10". O campo Precisão pode ser configurado para dar mais refino à simulação, é possível escolher entre 3 valores: 1%, 5% ou 10%. Quanto menor o valor escolhido, maior a precisão da simulação, mas também mais demorada ela será.O campo Permitir venda a descoberto na simulação fará com que a simulação traga valores negativos aos papéis que ela sugere vender a descoberto. Isto aumenta o tempo de resposta da simulação.
Para ver os resultados basta clicar no botão "Iniciar Simulação". Se a consulta for demorada o programa vai emitir um aviso de confirmação. Atenção, pois simulações com mais de 5 ações podem demorar de alguns minutos até algumas horas.
Uma vez concluída a simulação, são mostrados na tela o risco da carteira e o risco de cada Ação, assim como o peso sugerido daquela ação na carteira. Esta função só funciona ON-LINE e utiliza dados de Correlação, Média e Desvio Padrão diários dos últimos 12 meses, por isso este cálculo deve fornecer valores diferentes e ajustados a cada novo fechamento de pregão. Desta forma, é possível atualizar os pesos da sua carteira de tempos em tempos, onde você define qual o melhor intervalo de tempo a ser utilizado (exemplo, a carteira do índice Bovespa é atualizada a cada 4 meses).